5:50 PM

Desenhos Antigos

Olá Pessoas!

Bem, primeiro peço desculpas pelo grande atraso com o podcast da semana passada. Como já foi dito tivemos um problema com o programa de gravação, entretanto foi resolvido e está tudo ok. Espero que gostem do primeiro podcast, agora sim oficialmente o primeiro. Devido aos problemas foi feito um pouco nas pressas. Mas peço compreensão, estamos nos esforçando, ok =]?
Vim postar, além do Podcast, também um pouco sobre o assunto desse primeiro Podcast: Desenhos Antigos. Vim colocar alguns resumos das histórias de alguns desenhos que comentamos, alguns links com vídeos e imagens. Espero que gostem! =D Vai ficar um pouco grande o post ^^’


NeoPhoenixcast - Desenhos Antigos

Ouvir no Mixwit


Falar de desenhos antigos não tem como não lembrar de Caverna do Dragão, desenho querido por muitos.

Abertura original com legenda de Caverna do Dragão


Dungeons & Dragons (promovida como Caverna do Dragão no Brasil) foi uma famosa série norte-americana de desenho animado produzida pela Marvel Comics em associação à Dungeons e Dragons Corporation. A série, inspirada no famoso jogo de RPG Dungeons & Dragons, possui 27 episódios, todos eles exibidos originalmente entre os anos de 1983 e 1986. O produtor do desenho foi Gary Gygax, um dos autores originais do jogo Dungeons & Dragons.
Durante um passeio no novo parque de diversões da cidade um grupo de crianças resolve entrar em um novo brinquedo chamado Caverna do Dragão, uma espécie de trem fantasma. Durante o passeio um portal se abre e leva os garotos a um mundo onde existem guerreiros, dragões e magos.
Chegando lá eles são recepcionados pelo Mestre dos Magos (Dungeon Master) que os ajuda, entregando armas mágicas para que eles se defendessem dos muitos perigos do local, como o Vingador e Tiamat. A série gira em torno da busca do "caminho para casa" pelos heróis.
Sobre o último episódio:
Circulou na internet um rumor de que o último episódio da série teria sido vetado por sua assombrosa revelação: na verdade, os personagens do desenho já estariam mortos desde o primeiro episódio, devido a um acidente no carrinho de montanha russa no qual embarcaram. Os meninos teriam sido mandados ao Inferno, sendo o Mestre dos Magos e o Vingador, as duas faces de um mesmo ser demoníaco, capaz de oferecer esperança e temor em um processo de crescente agonia psicológica. O boato ainda afirma que o dócil unicórnio Uni seria um agente espião, eventualmente responsável por impedir os meninos de regressar ao seu mundo. De tão famoso, o boato pôs em evidência os criadores da série, entre eles o roteirista Mark Evanier: "Isto é totalmente falso! Apesar de vários possíveis finais terem sido discutidos, nenhum último episódio foi produzido de fato."
Outro escritor, Michael Reaves, roteirista de sete episódios, complementa: "Caverna do Dragão foi um desenho altamente sombrio para a sua época - tanto quanto é Gárgulas nos anos 90. Nós o levamos o mais distante que era possível para um programa infantil". (...) “Os garotos não ficaram presos no inferno, nem o Mestre dos Magos é o demônio ou coisa parecida. Essa história toda é absurda”.


Thundercats

Abertura de Thundercasts


ThunderCats foi uma série de animação desenvolvida por Rankin/Bass e distribuída por Lorimar-Telepictures em 1983, baseado nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf. Também foram produzidos uma série de histórias em quadrinhos pela Marvel Comics, publicada de 1985 a 1988; e mais duas outras séries pela Wildstorm e DC comics, inciadas em 2003.
Conta a história de sete personagens de uma espécie meio-homem/meio-gato, que fogem de seu planeta natal à beira da destruição, Thundera, para chegar no terceiro mundo - um planeta parecido com a Terra. Mas eles encontram dificuldades no terceiro mundo, onde habita Mumm-Ra, um ser semelhante a uma múmia que vive numa pirâmide mística, mais especificamente dentro de um sarcófago. Volta e meia evoca espíritos do mal para transformá-lo numa entidade mais poderosa capaz de enfrentar os Thundercats, mas assim que vê seu reflexo em algum lugar, volta ao antigo estado decadente. Junto com Mumm-Ra age um grupo de mutantes vindos também de outro planeta, Plun-Darr: Chacal, Simeano, Abutre e Escamoso.
Quem não lembra de Lion gritando: “Thunder, thunder, Thundercats... Hooooo! Espada Justiceira, dê-me a visão além do alcance!”, até hoje é quase que uma grito de guerra!


He-man

Abertura de He-man


He-Man é um herói ficcional da série de brinquedos Masters of Universe, lançada pela indústria de brinquedos Mattel, que é tema de vários produtos e mídias relacionadas. A mais conhecida é a série de animação produzida por Filmation Studios entre 1983 e 1985, com 130 episódios, chamado He-Man e os Defensores do Universo (He-Man and the Masters of the Universe em inglês). Na série, o personagem principal e seus amigos defendem o planeta Eternia e o Castelo de Grayskull das forças malignas comandadas pelo vilão Esqueleto. A série teve duas temporadas de 65 episódios cada, de 1983 a 1985.


A Princesa do Poder, She-ra, nasceu no ano de 1985, a Filmation passou a trabalhar para o público infantil feminino. A iniciativa, para sua criação, deu-se pela MATELL, famosa empresa de brinquedos, responsável pelo HE-MAN. Já que a fórmula para vender bonecos estava dando certo, por que não investir agora no público feminino? She-Ra, a princesa do poder, que teve 93 episódios em duas temporadas. He-Man teve participação especial em diversos episódios da série She-Ra.
O planeta Etéria é vítima da ditadura da Horda do mal, lide
rada pelo tirano Hordak e seu exército de mutantes guiados pela capitā Adora.
Refugiados na Floresta do Sussurro sob o comando da princesa do reino de Lua Clara chamada Cintilante, um grupo de rebeldes planejam estratégias para libertar o planeta das forças do mal.
Depois de várias revelações, She-ra decide que sua missão é viver em Etéria e ajudar a Rebelião á lutar contra a Horda e retorna ao planeta no qual cresceu junto com Adam. Os dois se
transformam em He-Man e She-Ra e ajudam a Rebelião a libertar o Castelo da Lua Clara que estava sob domínio de Hordak. Depois da batalha, He-man se despede dela e retorna á Etérnia. She-ra promente então, que nunca descansaria enquanto Etheria não fosse livre.
Curiosidade:
*Cada final de capitulo de She-ra era encerrado pro um personagem "não-participante" do desenho: o GENINHO. Ele sempre dava a moral da história e perguntava se as pessoas sabiam onde ele tinha se escondido naquele capítulo. Era uma diversão assistir ao desenho tentando encontra-lo.

Os Smurfs

Video Feliz


Os estrumpfes (no Brasil, smurfs, e também "strunfs" no início das publicações), são personagens criados pelo ilustrador belga Pierre Culliford . Apareceram pela primeira vez em 1958, na história de Johan et Pirlouit, "A Flauta de 6 estrumpfes" (publicada no comic belga Spirou).
No Brasil, são conhecidos principalmente graças a uma série de desenhos animados produzida pela Hanna-Barbera Productions e transmitida na década de 1980. Mas, antes disso, foram publicadas HQs.
São pequenas criaturas azuis, tendo a altura equivalente a apenas três maçãs (semelhantes a duendes), que vivem em casinhas em forma de cogumelo, numa aldeia escondida no meio da floresta. São governados pelo sábio "Grande Estrumpfe" (no Brasil, Papai Smurf, ou Grande Strunf no início das publicações), que tem um barrete vermelho, ao invés do popular barrete branco dos outros estrumpfes. As únicas personagens femininas são a loira estrumpfina (Smurfete) e a pita Sassete. Nos arredores da aldeia dos estrumpfes (smurfes), vive o feiticeiro Gasganete (Gargamel) e seu gato Azarel (Cruel). O feiticeiro persegue os estrumpfes (smurfes). Inicialmente precisava deles como ingrediente em uma fórmula para obter ouro, mas depois de repetidos falhas, a simples possibilidade de vingança é motivação suficiente.
Em novembro de 2008 sairá um filme em comemoração aos cinqüenta anos dos Smurfs, onde terá mais personagens femininas e os smurfs terão animação 3D por computador. Aqui uma imagem:


Cavalo de Fogo

Abertura de Cavalo de Fogo


Cavalo de Fogo foi um desenho produzido por Hanna-Barbera, em setembro de 1986 a setembro de 1987, na CBS.
A série mostra as aventuras de Sara, uma menina de 13 anos, que vive num rancho em montana, com seu pai (adotivo!?!), quando descobre sua verdadeira identidade: é uma princesa em um mundo de outra dimensão chamado Dar-Shan. O Cavalo de Fogo aparece para Sara através de um amuleto que a menina traz no pescoço desde que nesceu, convidando-a para conhecer Dar-Shan. E assim descobre que ao morrer sua mãe, Rainha Serena, a mandou para este mundo para protegê-la dos vilões, quando Sara era apenas um bebê. Desde então sempre que o reino está ameaçado Cavalo de Fogo chama Sara para, junto de seus amigos, lutar contra a bruxa Diabolyn, que quer a todo custo ser a nova rainha de Dar-Shan.


O fantástico mundo de Bob

Abertura de Fantástico mundo de Bob


O 'fantástico mundo de Bob' é uma série de desenhos animados que conta as aventuras cotidianas do pequeno Bob e da sua família. Um toque especial é dado pela presença do tio (Ted) de Bob com sua camisas coloridas e seu cachorro (Roger).
Além dos personagens animados o desenho trazia um personagem humano (Howie Mandel) que aparecia ao final de cada episódio, comentado-o e trazendo algum tipo de lição. O pequeno Bob pilotava o seu triciclo aprendia a desvendar o mundo, valendo-se da sua extraordinária imaginação.
A família do garoto também não ficava de fora das confusões, a mãe era fã de Elvis, a irmã (Kelly) era uma adolescente aborrecente e o irmão Derek adorava pegar no pé de bob. O pai aparecia no episódio em dose dupla, já que além de aparecer na animação, também interagia com o garoto no final de cada desenho.


Scooby-doo

Abertura de Scooby-doo


Scooby-Doo é um desenho animado produzido pela Hanna-Barbera que foi criado no ano de 1969 por Iwao Takamoto, atualmente os desenhos estão sendo produzidos em estilos mais modernos. Constituído por um grupo de quatro adolescentes metidos a detetives Fred, Velma, Daphne e Salsicha, com um cão Dogue Alemão chamado Scooby-Doo, que viajam num furgão psicodélico chamado Máquina Mistério e ajudam a investigar casos misteriosos através da empresa Mistérios S.A.. Visitam lugares inóspitos, casas mal-assombradas, parques abandonados, pântanos e ilhas, ameaçados por fantasmas, múmias, monstros e terríveis vilões.
Os detetives juvenis seguem pistas, fogem dos vilões e, muitas vezes, vêem-se perdidos em labirintos, passagens secretas e porões escuros. Dividem-se sempre em dois grupos: Fred e Daphne vão por um lado, enquanto Salsicha e Scooby acompanham Velma, que, apesar da esperteza e inteligência, vive perdendo seus óculos e se metendo nas confusões de Salsicha e Scooby.
A formula dos episódios é sempre a mesma, mas isso não tira o brilho do programa: depois de uma cena de perseguição ou uma seqüência musical, e por meio de algum plano ou idéia mirabolante, os vilões sempre são pegos. Estão sempre mascarados e as verdadeiras identidades são reveladas ao tirarem suas máscaras. Por trás delas há sempre o rosto de algum personagem já conhecido na história. Cada vez que são desmascarados, os vilões sempre dizem: "Eu teria conseguido se não fossem por aqueles garotos intrometidos e esse cachorro idiota".


Doug

Abertura de Doug


Doug foi uma série animada americana do canal Nickelodeon. Foi o primeiro Nicktoon produzido e exibido, estrelando um garoto de 11 anos chamado Doug. Originado de um livro nunca publicado, Doug Got a New Pair of Shoes, do artista e criador da série Jin Jinkins e do escritor Joe Aaron. No Brasil, essa fase inicial foi exibida em 1991 até 1994.
A série se passa na cidade fictícia de Bluffington, para aonde Doug e sua família se mudaram, saindo de Bloatsburg. A animação mostra a vida e as imaginações do personagem do título, um estudante chamado Doug Funnie. Ao lado de Doug, outros personagens principais são seu cachorro Costelinha seus melhores amigos, Skeeter Valentine e Patti Mayonnaise e seu inimigo, Roger Klotz, o valentão da escola. A maioria dos episódios começa com Doug escrevendo no seu diário os fatos mais recentes de sua vida, e o episódio exibido acaba por ser um flashback de Doug, que narra os eventos. Alguns episódios mostram a versão super herói de Doug, o Homem Codorna. Doug fantasia que é o Homem Codorna, imaginando versões ao estilo quadrinhos dos fatos que vão acontecendo. O Homem Codorna tem um cinto ao redor da cabeça e usa a cueca por cima das calças. Skeeter também possui um personagem no estilo, o Mosquito Prateado (uma paródia do Surfista Prateado da Marvel Comics).


Ursinhos Carinhosos

Abertura de Ursinhos Carinhosos


Os Ursinhos Carinhosos (no original inglês, Care Bears) são um conjunto de personagens criado pela American Greetings em 1981 para cartões de boas-festas e de aniversário (greeting cards). O desenho original para os cartões foi pintado pela artista Elena Kucharik. Em 1983, Kenner pegou nas personagens e criou o primeiro de uma série de ursos de pelúcia baseados nos Ursinhos Carinhosos. Os Ursinhos Carinhosos apareceram na sua própria série de televisão, The Care Bears, de 1985 a 1988.
Dentre os vários personagens que habitam a Nuvem Rosa, estão Valente, Ternura, Sonho, Coração, Amado, Amor-Sem-Fim, Brilhante, Caridosa, Amor, Sorte, Campeão, Vovó Urso, Animadinha, Sincera, Cavalinho Nobre e Doçura. Cada Ursinho Carinhoso tem uma cor diferente e uma insígnia individual na barriga. Existem três vilões no desenho: o temido Coração Gelado, que mora num castelo assombrado, e que fica feliz quando dá algo errado na Terra. Outro vilão é o distraído Malvado, que às vezes é considerado um fraco e inútil. Mais terrível que Malvado só a sobrinha do Coração Gelado, a Laurinha. Ela é a companheira de Malvado nos seus planos perversos. Quando ele comete algum equívoco, Laurinha perde a cabeça e dá um grito muito alto, tão alto, que chega a espantar alguns.


Capitão Planeta

Abertura de Capitão Planeta


Capitão Planeta (no original em inglês Captain Planet) é um super-herói criado no começo dos anos 90 pelo desenhista americano Ted Turner como uma forma de alerta e interação para com seus telespectadores, que em sua maioria são crianças e adolescentes.


Muppets Babies

Abertura da série de tv de Muppets Babies


Os muppets são personagens criados por Jim Henson, que já estrelaram inúmeras séries de televisão, especiais de televisão e filmes. Na série participavam as seguintes personagens do The Muppet Show e dos filmes que se lhe seguiram: Sapo Cocas, Miss Piggy, Fozzie, Animal, Scooter, Rowlf, Gonzo, Dr. Bunsen Honeydew e Beaker. Os bebés tinham uma imaginação muito ativa e embarcavam frequentemente em aventuras em mundos imaginários e situações perigosa de onde eram eventualmente salvos quando uma qualquer eventualidade exterior à história – muitas vezes o aparecimento da Nanny que vinha indagar o motivo de tanto barulho – os trazia de volta à realidade, mostrando que, por exemplo, uma lula gigante que os tinha presos nos seus tentáculos era, na verdade, a extremidade inferior de uma cortina.


Fly, o pequeno guerreiro

Abertura de Fly


Quando Fly ainda era um bebê, foi adotado por Blass, um generoso monstro habitante da ilha Delmin. As aventuras de Fly começam quando ele tem que abandonar a ilha para salvar seu monstro amigo Gomen, que foi seqüestrado. Depois ele salva a princesa Leona, de quem recebe a adaga de Papúnika. Na seqüência Fly passa a ser treinado por Avan, um renomado herói enviado pelo próprio rei de Papúnika. A partir daí Fly e Leona enfrentam grandes criaturas, e por trás de tudo está envolvido Huddler, o inimigo principal da história. Fly possuía uma marca em sua testa na forma da face de um dragão, sempre que ficava com muita raiva, ou quando um de seus amigos estava em perigo o seu verdadeiro poder se manifestava e essa marca aparecia, muitas vezes quando isso acontecia Fly ficava inconsciente e lutava com seu poder máximo.


Guerreiras Mágicas de Rayearth

Abertura de Guerreiras Mágicas


Durante uma excursão escolar, três raparigas: Hikaru Shidou, Umi Ryuzaki, e Fuu Hô-Ôji. são convocadas pela Princesa Emaraude para se tornarem Guerreiras Mágicas e salvarem Cefiro. Para conseguir isso, Clef deu a cada uma delas uma armadura que evolui conforme seu desempenho e poderes diferentes: Hikaru-Fogo,Umi-Água e Fuu-Vento.

Dragon Ball é um mangá japonês criado por Akira Toriyama e publicado em 42 volumes, inicialmente na revista Shonen Jump, a partir de 1986 (cerca de 6 páginas semanais). Rapidamente convertido para a TV, liderou audiência no Japão por 11 anos. O mangá deu origem a duas séries de anime que tiveram um enorme sucesso, tanto no Japão como no resto do mundo: Dragon Ball, Dragon Ball Z e ainda Dragon Ball GT, uma terceira série cuja história não se baseia no mangá.
A história de Dragon Ball conta a vida de Son Goku, um menino com cauda de macaco, baseado na lenda chinesa Viagem ao Oeste, desde as suas aventuras enquanto criança até se tornar avô. Durante a sua vida, participa de muitas batalhas com adversários cada vez mais fortes, procurando sempre aumentar a sua força. Nas suas viagens, Goku conhece várias pessoas, criando muitas vezes uma amizade muito forte com elas que os ajudam a vencer os vilões da história.


Punky, a levada da breca

Abertura de Punky


Penélope "Punky" Brewster é uma garota engraçada e bem humorada, abandonada por seus pais. O pai de Punky deixou a família quando ela tinha dois anos, e anos mais tarde, foi abandonada por sua mãe que a levou até um supermercado em Chicago e desapareceu. Punky então fica sozinha, apenas com a compania do seu cão Pinky (Brandon). Logo depois, ela descobre um apartamento vago em um prédio local e passa a viver lá. O prédio era gerenciado pelo fotógrafo Arthur Bicudo (Henry Warnimont), um senhor viúvo. Quando Arthur descobre Punky no apartamento vazio adjacente ao seu, ele ouve a história da garota e se emociona, se tornando como um pai para a garota, a adotando mais tarde.


Jaspion

Abertura de Jaspion


A saga de Jaspion se inicia quando o sábio Edin (Edgin, na versão original japonesa) encontra o garoto entre os destroços de uma nave na qual seus pais morreram juntos por causa de um acidente. Edin cria Jaspion por vários anos sabendo que este seria o guerreiro celestial encarregado de destruir o mal criado por Satan Goss.


Esquadrão relâmpago Changeman

Abertura de Changeman


Cinco integrantes do exército dos Defensores da Terra são banhados pela Força Terrena (Earth Force) e adquirem cada um os poderes de um animal lendário: Dragão (Change Dragon), Grifo (Change Griphon), Pégaso (Change Pegasus), Sereia (Change Mermaid) e Fênix (Change Phoenix). Com um vasto arsenal e o poderoso Change-Robô eles lutam contra os alienígenas de Gôzma, um império galáctico cuja sede fica no planeta de mesmo nome, e que conquistara e anexara um número sem-fim de mundos. Gôzma é liderado pelo malévolo Senhor Bazoo (Sei Oh Bazoo) e sua horda de ajudantes, que querem a qualquer custo dominar o planeta Terra.

4 comentários:

Leonardo disse...

Nossa! Muito rox! Alguns desenhos eu via de vez em quando, alguns não conheço, mas Capitão Planeta (VAI PLANETA! \o/) e DBZ, foram minha infância \o/..

Muito daora! Continuem com o bom trabalho!

Sasuke disse...

Show muito bom !! eu vi eu vi todos hauahua velho XDD

Marcelo Vieira disse...

Então... o formato do podcast ficou maneiro, bem bagunçado. Mas com o tempo vocês vão dando uma arrumada.

Teca: explicação do podcast do GI sobre o Popeye :-D . Que lindo.

Legal, vocês me lembraram de uma porrada de desenhos antigos que eu não lembrava mais. Depois tem que ter um podcast só de chaves.

Ah eu ia falar mais alguma coisa mas eu esqueci. Vocês tem que criar algum e-mail para os ouvintes mandarem mensagens pra vocês.

É isso, abraços

Teca Chan disse...

Nós temos /o/ ...
neophoenixcast@yahoo.com.br =p